terça-feira, 7 de setembro de 2010

Do Z1 ao Blue Gene

Um museu alemão está exibindo o Z1, o primeiro computador eletrônico do mundo! [1] Digo eletrônico pois há quem considere o ábaco um computador mecânico, por exemplo.
O Z1 não era gigantesco, como podem estar pensando, mas é bem grandinho. Reparem na foto abaixo:




Esta beleza podia realizar operações matemáticas complexas! Utilizava cartões perfurados ao invés de DVDs e Pendrives, mas já fazia contas com ponto flutuante, da mesma forma que nossos computadores atuais.


Abaixo uma foto aproximada:
Primeiro computador


Quase 80 anos se passaram e a IBM anunciou que conseguiu simular em seu supercomputador Blue Gene o cérebro de um gato! [2] O feito é notório, já que o cérebro de um gato possui 1 bilhão de neurônios. Uma máquina complexa e poderosa. Parece que estamos nos aproximando da potência do cérebro humano, que possui 86 bilhões de neurônios. [3]


Acredito que esta ainda é uma tecnologia muito recente. Apesar de tantas facilidades que trouxe para a nossa sociedade, ainda é uma ciência que está engatinhando. Muitas inovações estão vindo, e muitas, mas muitas mesmo, ainda estão por vir.

Gostaria assim de incentivar e pedir aos leitores do Blog Fins da Inovação que busquem inovações para a área de TI pois esta, por possuir somente 80 anos de vida (poucos, se comparada a áreas mais tradicionais da ciência), ainda possui um vasto campo a ser explorado! Obrigado pessoal!!


Referências:

[1]

[2]

http://www.geek.com.br/posts/11677-ibm-simula-cerebro-de-um-gato-com-supercomputador

[3]

Nenhum comentário:

Postar um comentário