sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Estudo de Caso: 3M Company


Estudo de caso
3M Company

A 3M Company é um empresa altamente inovadora. Seu objetivo é justamente trabalhar com produtos novos e geralmente revolucionários. A empresa atua em 40 mercados fornecendo 60 mil produtos inovadores para mais de 200 países[1]. Anualmente a empresa lança 500 novas soluções no mercado[2].

Foi fundada em 1902, nos EUA, com o nome de Minnesota Mining and Manufacturing Company. Posteriormente, em 1946, chegou ao Brasil com a fábrica Durex, Lixas e Fitas Adesivas Ltda[1].

A primeira grande inovação da 3M foi a lixa d'água, em 1922. Inicialmente Francis G. Okie pretendia criar uma lixa que substituísse a lâmina de barbear. Criou então este produto, usando papel à prova d'água. Seu uso para retirar pelos do corpo não foi bem sucedido, mas o produto se mostrou excelente na indústria automotiva. Ao ser usado com água o produto produzia menos poeira e gerava um acabamento melhor[3].

Outra super inovação da empresa foi a fita crepe. Esta foi desenvolvida por Richard Drew em 1925 para solucionar um problema da pintura na indústria automotiva. Posteriormente, a fita passou a ter inúmeras utilidades em vários mercados[3].

Após estas duas invenções iniciais a empresa ganhou muito mercado exclusivo e cresceu vertiginosamente, sempre focando sua estratégia na pesquisa e inovação.

Mais tarde, em 1970, Art Fry, um funcionário da 3M criou outro produto muito inovador, e talvez um símbolo da empresa, o Post-it. Inicialmente Art Fry pretendia criar um marcador de livros que não soltasse facilmente. Porém o invento ganhou maior utilidade ao ser usado para pequenas anotações, e virou uma febre mundial[3].

A 3M possui uma lista dos seus Mandamentos da Inovação[4]. Estes mandamentos devem ser seguidos pelos funcionários com o objetivo de produzir soluções inovadoras para o mercado.
Os Mandamentos da Inovação da 3M são:

1º. - Manter divisões pequenas - Em divisões pequenas as pessoas são encorajadas a progredir. Na 3M, quando uma divisão atinge US$ 350 milhões, ela se divide, abrindo novos postos de trabalho.

2º. - Tolerar falhas - As falhas podem enriquecer o conhecimento.

3º. - Motivar os campeões - Dessa forma, sempre é possível encontrar novos valores de destaque na organização.

4º. - Estar sempre próximo ao cliente - A proximidade é fundamental para entender as necessidades do cliente e a partir disso, surpreendê-lo com novas soluções.

5º. - Compartilhar recursos - A sinergia e o entendimento entre as áreas é um dos fatores de sucesso da 3M.

6º. - Não matar projetos e ideias - Sem ousadia não é possível encontrar as oportunidades para a inovação. 

A 3M Company é, portanto, uma empresa altamente competitiva e que atua em "oceanos azuis" com diversos produtos. Uma grande líder mundial em inovação e um exemplo a ser seguido pelos inovadores.

Referências:
[2]
[3]
[4]

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário